quinta-feira, 23 de junho de 2016

Primeiros socorros em trilhas ecológicas

Um item fundamental, e que muitos desprezam em caminhadas ecológicas, é o kit de primeiros socorros. As vezes só vamos lembrar dele no aperto, quando sofrermos alguma lesão durante o trajeto, o que dependendo do percurso, pode até ser comum. Arranhões, torsões, picadas de insetos, queimaduras, espetadas e ferimentos em geral, tudo isso constitui riscos frequentes que um caminhante está sujeito. E a questão é: como lidar nessas situações? O que fazer?
Em primeiro lugar, como citei acima, é imprescindível ter na mochila o seu kit de primeiros socorros, com o material básico para assepsia, curativos e imobilização. Abaixo deixo uma pequena lista com esses materiais para você que ainda não tem o seu kit, o que pode ser adaptado de acordo com cada um:

- Luvas de procedimento (essas de látex)
- Gaze
- Soro fisiológico
- Ataduras
- Remédios de uso controlado (caso esteja utilizando);
- Pomada para queimadura e picada de inseto, Analgésicos, antitérmicos, antialérgicos, colírio (consultar previamente seu médico);
- Esparadrapo
- Gel/adesivos anti-inflamatórios (tipo Salompas)
- Curativo adesivo (band-aid)
- Repelente
- Álcool canforado
- Pinça, tesoura, termômetro
- Solução isotônica – sachê em pó



Em segundo lugar, é importante saber como usar seu kit. Nos casos de enjoo, febre, dores musculares devido a algum trauma, alergias e outras enfermidades que dependam de medicação para controlar os sintomas, é preciso ter cuidado em sua administração, observar data de validade, posologia e possíveis reações adversas. (“O MEDICAMENTO A SER UTILIZADO É DE USO PESSOAL E DEVE SER PREVIAMENTE CONSULTADO COM UM MÉDICO”).

Em casos de ferimentos deve ser feito um curativo básico, não se esquecendo da assepsia, e em casos de perfurações por qualquer objeto, onde o mesmo fique retido no corpo da vítima (como troncos, facões,...), NÃO removê-lo. O socorro especializado deve ser acionado imediatamente. É interessante que o praticante do montanhismo tenha um curso básico de Primeiros Socorros para agir em situações adversas.



Uma dúvida muito comum entre os caminhantes é com relação a picada de animais peçonhentos, como as cobras e aranhas durante as atividades. Regra básica: Não tentar sugar o veneno, não colocar pó de café, terra ou qualquer outra coisa na ferida, não aplicar torniquete. O ideal é manter a vítima calma, evitar o deslocamento (lembre-se que o veneno está na corrente sanguínea, e quanto mais se anda ou corre mais rápida fica a circulação, mais rápido o veneno se espalha pelo corpo), acionar o socorro qualificado. Observar e fotografar o animal que causou a picada, fazendo a coleta do mesmo quando em situação adequada.

Na próxima aventura, não se esqueça de levar o seu kit de primeiros socorros. ;)

Nenhum comentário: