Compartilho com vocês mais uma curiosidade biológica e ambiental galera!
Tema da minha monografia, trabalhar a Educação ambiental utilizando como ferramentas os insetos aquáticos com objetivo de monitorar a qualidade da água de um rio, por exemplo.
Na Biologia os organismos são ordenados e classificados para melhor estudo e conhecimento das características de cada um. Um exemplo análogo, imagine que você tenha em uma caixa: lápis, canetas e lapiseiras; e precisa classifica-los de acordo com o tipo, cor, tamanho, formato.
Podemos então fazer isso de diversas formas, começando por exemplo, pelo tipo de ponta, que neste caso serão grafite e esferográfica, em seguida, do formato do objeto, depois cor e por ae vai.
Na Biologia classificamos basicamente em 7 grupos taxonômicos: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.... deixo abaixo um exemplo de como é a classificação de um cachorro:
A partir disso, partimos para o que nos interessa de fato, que são os insetos aquáticos.
Mas perae, insetos aquáticos?? Sim!!! E existem vários!
Antes vamos ver como é a classificação taxonômica de um inseto:
Reparem que já são definidos lá em nível de Classe!
E os insetos que veremos aqui pertencem a 3 Ordens taxonômicas: Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera. (Nomes bonitinhos, certo? kkkkk)
Vamos conhecê-los melhor:
Ephemeropteras - Larva e adulto
Plecopteras - Larva e adulto
Trichopteras - Larva e adulto
Tais insetos apresentam sua fase larvar na água e a forma adulta terrestre, vivendo próximos de ambiente aquático (rios, lagos,...).
O mais curioso é que esses insetos aquáticos funcionam como bioindicadores da qualidade da água, uma vez que são sensíveis a poluentes dissolvidos na mesma. Isto quer dizer que, caso você encontre esses animais em ambiente aquático tem grande chance da qualidade da água ser boa!
Então na sua próxima saída de campo não deixe de conhecê-los pessoalmente! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário