sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Animais selvagens, exóticos, domésticos... enfim, qual a diferença?

Vale a pena abrir um parentese do que é um “animal domestico”, “animal domesticado”, “animal silvestre”, “animal exótico” e “animal selvagem”:

Animal Silvestre

É todo aquele que naturalmente nasce e vive em ambientes naturais tais como florestas, savanas, oceanos e rios. No Brasil, por exemplo, consideramos todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do Território Brasileiro ou águas jurisdicionais brasileiras.



Animal Exótico

Todas as espécies, terrestre ou aquática, cujo ciclo de vida natural ocorre em território distinto daquele utilizado como referência, ou então, do local onde o animal se encontra no momento. Por exemplo: um leão é um animal exótico ao Brasil, pois é originário do continente africano e não ocorre naturalmente nas florestas nacionais. Aqui no Brasil, considera-se todos aqueles animais pertencentes às espécies ou subespécies cuja distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro e as espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas em estado asselvajado ou alçado. Também são consideradas exóticas as espécies ou subespécies que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas jurisdicionais e que tenham entrado em Território Brasileiro.



Animal Selvagem

Este é o animal que vive no meio selvagem como tal, e não no meio domestico. Independente de a espécie ser domestica, exótica ou silvestre. Em outras palavras, se o animal estiver vivendo no meio selvagem, caçando nele, se abrigando nele, vivendo nesse habitat sem a interferência do homem (inclusive vendo-o como ameaça), então é um animal selvagem, independentemente de ser uma especial silvestre ou domestica.



Animal Doméstico

Todos aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e/ou melhoramento zootécnico tornaram-se domésticas, apresentando características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo apresentar fenótipo variável, diferente da espécie silvestre que os originou.


Animal Domesticado

É o animal que se adaptou à vida domestica com o homem. Ou seja, é quando o animal acaba por abandonar, involuntariamente, alguns comportamentos selvagens que seriam necessários em sua vida na natureza, mas que, por ter sua subsistência provida pelo homem (como alimentação, abrigo e ausência de predadores), perderam a necessidade de utilizá-los. Diferentemente do que se pensa uma boa parcela da sociedade, para se domesticar um animal não há necessidade de milhares de anos. Na verdade, comumente, uma única geração, aliada ao conhecimento sobre o animal, é o bastante.


Animal sinantrópico

Incluem espécies silvestre ou doméstica que utilizam recursos de áreas antrópicas, isto é, áreas habitadas pelo homem, de forma permanente, utilizando-as como área de vida, ou de forma transitória, como local de passagem ou descanso. Podemos citar como animais sinantrópicos os pombos-domésticos, os urubus, os ratos, os gambás, as baratas e algumas aves tais como o sabiá-laranjeira, o bem-te-vi e o periquito-verde.


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Mínimo impacto em ambientes naturais

Compartilho com vocês 8 dicas do site PegaLeve sobre como reduzir ao máximo o impacto causado pelas atividades ao ar livre.


Planejamento é fundamental
   
Entre em contato prévio com a administração da área
Informe-se cobre as condições climáticas do local
Viaje em grupos pequenos de até 10 pessoas
Evite viajar para áreas populares
Não esqueça dos sacos de lixo
Só faça atividades dentro de sua capacidade


Você é responsável por sua segurança
   
O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo
Calcule o tempo total que passará viajando e deixe um roteiro
Avise a administração da área que você está visitando
Aprenda as técnicas básicas de segurança
Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado
Caso você não tenha experiência,não se arrisque sozinho


Cuide dos locais de sua aventura
   
Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas
Mantenha-se na trilha mesmo se ela estiver molhada
Acampando,evite áreas frágeis
Não cave valetas ao redor das barracas
Bons locais de acampamento são encontrados,não construídos
Não deixe evidência de sua passagem 


Traga seu lixo de volta
   
Se você pode levar uma embalagem cheia pode trazê-la vazia na volta
Não queime nem enterre o lixo
Utilize as instalações sanitárias,sempre que existirem


Deixe cada coisa em seu lugar
   
Não construa qualquer tipo de estrutura
Não leve nada para casa
Tire apenas fotografias,deixe apenas suas pegadas e leve apenas lembranças


Evite fazer fogueiras
   
Fogueiras enfraquecem o solo
Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento
para iluminar, utilize um lampião ou uma lanterna ao invés de uma fogueira
Para se aquecer, tenha a roupa adequada para o clima do local que está visitando


Respeite os animais e as plantas
   
Observe os animais a distância
Não alimente os animais
Não retire flores e plantas silvestres


Seja cortês com os outros visitantes e com a população local
   
Ande e acampe em silêncio
Trate os moradores da área com cortesia e respeito
Mantenha as porteiras e cancelas como as encontrou
Deixe os animais doméstico em casa
Evite cores fortes e vibrantes

Fonte: http://pegaleve.org.br/principios_pegaleve.asp

Caminhando com responsabilidade e consciência ambiental! ;)


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Filmes de aventura - Parte 2



Scream of Stone (No coração da montanha)


Dois alpinistas, um veterano respeitado (Vittorio Mezzogiorno) e um novato, mais conhecido por escaladas indoor (Stefan Glowacz), que competem entre si para escalar o perigoso pico chamado Cerro Torre, e conquistar o coração de uma mulher. O duelo entre o jovem e o veterano pistoleiro é um tema caro ao western. O novato vence o desafio, mas não há testemunhas e seu feito é posto em cheque. A narrativa é um tanto convencional, mas o filme é envolvente e tem algumas cenas de alpinismo espetaculares, especialmente porque não foram usados dublês. O treino em que Glowacz fica pendurado no alto de um penhasco com apenas uma das mãos é impressionante. As locações na Argentina são belíssimas.

Você pode assistir ele aqui: https://www.youtube.com/watch?v=YC7Nb_698iI


Diários de Motocicleta


Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas. Em Machu Pichu a dupla conhece uma colônia de leprosos e questiona a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

Você pode assistir ele aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=QnotPIv1Ngs


Into The Wild (Na natureza selvagem)


Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

Você pode assistir ele aqui:  http://verfilmeseries.com/na-natureza-selvagem/


Caçadores de Emoção


Um jovem agente do FBI (Luke Bracey) tem como missão se infiltrar em meio a atletas de esportes radicais, suspeitos de cometerem uma série de roubos nunca vistos até então. Não demora muito para que ele se aproxime de Bodhi (Édgar Ramirez), o líder do grupo, e conquiste sua confiança.



In Gods Hands (Nas mãos de Deus)


Nas Mãos de Deus é a história de pilotos de ondas grandes que passam por todo o globo em busca de surfar ondas cada vez maiores. A história segue principalmente Shane Dorian e sua obsessão com o surf. Ele também segue como eles treinam para as ondas assim.


Você pode assistir ele aqui:  http://pt.fulltv.tv/in-god-s-hands.html



O lixo e as montanhas


Quando o assunto é montanha, trilha, ecoturismo e áreas afins já logo pensamos em ambientes bacanas, com paisagens dignas de muitos cliques, de horas na contemplação, de relaxamento mental..



Mas ultimamente tem-se observado que as lindas paisagens estão sendo manchadas pela irresponsabilidade e vandalismo humano, como o uso indiscriminado dos caminhos, as pichações, os resíduos deixados para trás, prejudicando não só a questão estética do lugar, mas toda uma questão ecológica. O impacto ambiental causado pode chegar a grandes proporções, podendo eliminar até espécies de determinada região, prejudicar o solo, dificultar a reintrodução de espécies nativas, em extinção, entre outros.




A curiosidade de muitos animais silvestres frente a um novo objeto em seu ambiente, vulgo lixo humano, pode o trazer várias consequências, desde a contaminação por substâncias não digeríveis pela respectiva espécie, passando pelos microrganismos que desencadeiam doenças até o desequilíbrio na cadeia trófica.


Tais resíduos são degradados naturalmente, mas isso não acontece de um dia para outro, não é mágico! Deixo abaixo uma pequena lista de quanto tempo os materiais levam para se degradar em ambiente natural:


Não é demais afirmar que o peso que levamos é maior no início dessas atividades e que o resíduo final, o lixo, não terá um peso maior depois de consumido, muito pelo contrário, é mais leve! Então, não custa nada deixá-lo na bolsa, na sacola, depositado na mochila para posterior descarte em local adequado.


  A natureza agradece!


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Filmes de aventura - Parte 1

Galera vou iniciar uma séria de indicações de filmes de montanhas, aventuras e atividades afins. Espero que gostem.

Deixo aqui nessa primeira parte 4 filmes para embalar seu final de semana:

Touching the Void (Tocando o Vazio)


Em 1985, Joe Simpson e Simon Yates prepararam-se para subir os 6.400 metros de Siula Grande, nos Andes do Peru - a única montanha daquela região ainda por conquistar.
Eles eram novos, alpinistas em boa forma física e com experiência. Após uma subida triunfante em apenas três dias, o desastre aconteceu: Joe cai e parte a perna direita, deixando Simon encarregue de os conduzir a salvo. Mas, sem comida nem água, e com um frio excruciante a uma enorme altitude, a única coisa que podiam esperar é a morte certa.
Baseado numa impressionante história verídica, e num bestseller internacional, Touching the Void - Uma História de Sobrevivência foi galardoado com o BAFTA para Melhor Filme Britânico do Ano.

Você pode assistir ele aqui: http://www.filmesepicosonline.com/2013/03/touching-void.html


A Vida Secreta de Walter Mitty


Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl (Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.

Você pode assistir ele aqui: https://www.youtube.com/watch?v=USP_QNEGjIE


Sete anos no Tibet


Heinrich Harrer (Brad Pitt), o mais famoso alpinista austríaco, tentou algo quase impossível: escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Egocêntrico e, visando somente a glória pessoal, Heinrich viajou para o outro lado do mundo deixando sua mulher grávida e um casamento em crise. Ele não conseguiu o feito, mas quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha ele foi considerado inimigo, por estar em domínio inglês. Feito prisioneiro de guerra, ele fugiu após várias tentativas junto com Peter Aufschnaiter (David Thewlis), outro alpinista, se tornando os únicos estrangeiros na sagrada cidade de Lhasa, Tibet. Lá a vida de Heinrich mudaria radicalmente, pois no tempo em que passou no Tibet se tornou um pessoa generosa além de se tornar confidente do Dalai Lama.



127 Horas


“Uma história real de superação com muita adrenalina e aventura”
Do realizador vencedor de um Óscar® Danny Boyle (Quem Quer Ser Bilionário) chega-nos a poderosa e encorajadora história verídica sobre a luta de um homem para sobreviver, contra todas as expectativas.
Aron Ralston (James Franco) tem uma paixão por tudo o que tenha a ver com a vida ao ar livre. Mas quando a queda de uma rocha o deixa preso numa remota ravina do Utah, uma aventura radical transforma-se no maior desafio da sua vida. Durante os cinco dias seguintes, Ralston embarca numa incrível viagem pessoal, apegando-se às memórias da família e dos amigos – bem como à sua própria coragem e engenho – para transformar a adversidade num triunfo!

Você pode assistir ele aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LKKfmxPsM-E

Preparem a pipoca e bom filme!

Na próxima semana tem mais filmes! ;)