sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O lixo e as montanhas


Quando o assunto é montanha, trilha, ecoturismo e áreas afins já logo pensamos em ambientes bacanas, com paisagens dignas de muitos cliques, de horas na contemplação, de relaxamento mental..



Mas ultimamente tem-se observado que as lindas paisagens estão sendo manchadas pela irresponsabilidade e vandalismo humano, como o uso indiscriminado dos caminhos, as pichações, os resíduos deixados para trás, prejudicando não só a questão estética do lugar, mas toda uma questão ecológica. O impacto ambiental causado pode chegar a grandes proporções, podendo eliminar até espécies de determinada região, prejudicar o solo, dificultar a reintrodução de espécies nativas, em extinção, entre outros.




A curiosidade de muitos animais silvestres frente a um novo objeto em seu ambiente, vulgo lixo humano, pode o trazer várias consequências, desde a contaminação por substâncias não digeríveis pela respectiva espécie, passando pelos microrganismos que desencadeiam doenças até o desequilíbrio na cadeia trófica.


Tais resíduos são degradados naturalmente, mas isso não acontece de um dia para outro, não é mágico! Deixo abaixo uma pequena lista de quanto tempo os materiais levam para se degradar em ambiente natural:


Não é demais afirmar que o peso que levamos é maior no início dessas atividades e que o resíduo final, o lixo, não terá um peso maior depois de consumido, muito pelo contrário, é mais leve! Então, não custa nada deixá-lo na bolsa, na sacola, depositado na mochila para posterior descarte em local adequado.


  A natureza agradece!


Nenhum comentário: